Notícia

30/04/2021 às 14h17 - atualizada em 30/04/2021 às 14h37

81

Ascom

Oeiras / PI

O CEFAS Realiza Assembleia de Encerramento do Projeto Trienal Apoiado por Misereor
O Projeto que conta com apoio da entidade Alemã tem o proposito de incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar!
O CEFAS Realiza Assembleia de Encerramento do Projeto Trienal Apoiado por Misereor

Aconteceu na última quarta-feira dia 28 de abril a Assembleia geral ordinária do CEFAS (Centro Educacional São Francisco de Assis), cujo objetivo foi a prestação de contas das atividades realizadas pela entidade ao longo dos últimos três anos 2018 a 2021 com o apoio da MISEREOR no acompanhamento técnico a comunidades rurais da Diocese de Oeiras.

O evento foi ralizado no auditório do ECC e contou com a presença de um público reduzido em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, onde apenas alguns membros da diretoria da Associação do CEFAS, a equipe e alguns parceiros participaram presencialmente seguindo todos os protocolos de segurança como o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento e também a medição de temperatura que foi realizada em todos os participantes ao chegarem. As comunidades puderam acompanhar em tempo real pela rádio FM Educativa Cristo Rei que esteve transmitindo.

A programação se deu da seguinte forma: mística espiritual conduzida pelo Diácono Welington da Paróquia Sagrada Família, em seguida as boas vindas dedicada a todos (as) pelo Bispo Dom Edilson presidente do CEFAS, que na ocasião frisou sobre a importância do trabalho da equipe junto às comunidades rurais e principalmente como tem sido essencial neste tempo de grandes crises enfrentadas pela população em geral. O mesmo lembra a segurança alimentar e nutricional que vem sendo proporcionada através deste trabalho, principalmente em decorrência dos projetos que vem sendo executados de PAA e PNAE elaborados pela equipe em que as comunidades estão entregando seus produtos à Fundação Dom Edilberto Dinkelborg e que vem sendo transformados em alimentação e cestas básicas para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade de Oeiras-PI.

O Pe. João de Deus faz em seguida uma breve analise de conjuntura do atual momento em vista da pandemia do Novo Coronavírus, o mesmo ressalta sobre as políticas públicas governamentais de incentivo e de direito aos cidadãos  que vem sofrendo grandes cortes por parte do governo o que tem fragilizado ainda mais a situação de muitas famílias brasileiras principalmente por conta do aumento nos valores de muitos produtos de uma forma descontrolada, o mesmo ainda faz uma breve memória do trabalho do CEFAS ao longo dos seus 34 anos e como este tem fortalecido as comunidades rurais e contribuído para o aumento da renda familiar e a soberania alimentar e nutricional.

Seguindo as demais pautas do dia, foram apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo dos três anos, os projetos elaborados e ainda como a equipe se portou mediante o cenário da pandemia onde por questão de segurança várias medidas restritivas foram impostas, inclusive o próprio distanciamento social que exigiu uma reorganização e novas metodologias para continuar com o trabalho apoiando as comunidades. Foi apresentado também na ocasião a renovação da parceria entre CEFAS e MISEREOR, onde a entidade continuará a executar o Projeto de acompanhamento por mais três anos, portanto de 2021 a 2024.

Para concluir, foi feita uma breve apresentação sobre o Bioma Caatinga haja vista ser esta uma data (28 de abril) dedicada ao tema, foram abordadas sobre as principais características deste bioma, sobre as práticas e tecnologias de convivência, e ainda apresentada mais uma ação da entidade que é a participação de um novo projeto em parceria com o PRS caatinga que visa a atuação em novas comunidades com o desenvolvimento de atividades econômicas a partir do uso de tecnologias sociais de baixa emissão de carbono e a mitigação de gases de efeito estufa.

 Redação e Postagem: Madalena Vieira

FONTE: cefas.org.br

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Galeria

Transparência: confira a prestação de contas detalhadamente deste órgão.

Ver relatórios
Vídeo
© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium