Sobre nós

O Centro Educacional São Francisco de Assis – CEFAS, com sede à Avenida Da Costa e Silva, n° 560, Bairro Oeiras Nova, Oeiras-PI, foi fundado em 1987 por EdilbertoDinkelborg (in memoriam, se vivo estaria completando 100 anos), com o objetivo de trabalhar a formação e a capacitação dos (as) agricultores (as) familiares, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das famílias em suas organizações e comunidades.

D Edilberto

O CEFAS desenvolve seu trabalho inspirado na mística Franciscana e nos princípios da agroecologia, ele também era Franciscano, buscando fortalecer o desenvolvimento sustentável possibilitar às famílias viverem num espaço de justiça e dignidade.

 

O CEFAS já desenvolveu inicialmente seu trabalho nos Estados do Piauí e Maranhão. Assim que foram criando novas organizações e entidades que prestam assessoria técnica rural, o CEFAS ficou atendendo somente o Estado do Piauí que por vez também foram sendo implantadas novas instituições, e com isso ficando atendendo somente na área das Dioceses de Oeiras e de Floriano.

Apartir de janeiro de 2006, o CEFAS deixa de ser um serviço da Diocese de Oeiras/Floriano e é transformado em uma associação independente, porém prestando os mesmos serviços e nas mesmas áreas territoriais. É formada por vinte sócios, assim divididos: (10) representam as dioceses de Oeiras e de Floriano, (07) representam as comunidades acompanhadas, e (03) representam a equipe técnica.

O trabalho do CEFAS abrange a área da Diocese de Oeiras, abrange o bioma caatinga que compreende a região  semiárida e além deste atua também em área de transição ao Cerrado.

É um trabalho voltado para o acompanhamento dos agricultores (as) familiares do Estado do Piauí, no sentido de capacitá-los (as) e de mostrar, através de práticas agroecológicas, como é possível produzir alimentos de qualidade, criar animais e assim obter resultados satisfatórios ante as adversidades climatológicas e geográfica da região, convivendo dignamente com o semiárido.

O trabalho do CEFAS contribui também para a implantação e consolidação de desenvolvimento rural sustentável, estimulando a geração de renda com a potencialização de atividades produtivas voltadas sobretudo à produção de alimentos saudáveis.

Outro aspecto que o CEFAS busca enfatizar é o desenvolvimento de processos educativos visando à mudança de atitudes e procedimentos dos atores sociais para que busquem qualidade de vida e produção sem desrespeitar o meio ambiente. Para isso, adotam-se metodologias educativas e participativas integradas à dinâmicas locais e buscando criar condições para o exercício da cidadania e fortalecimento das organizações dos agricultores(as) familiares.

O CEFAS conta com parcerias importantes como a FUNDED, Paróquia da Sagrada Família, Banco do Nordeste, SDR, Cáritas Diocesana de Oeiras e o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido.

Além dos aspectos já mencionados, o CEFAS procura desenvolver a formação para a gestão democrática, para o planejamento participativo, para a avaliação das atividades em vista da melhoria das ações coletivas; desenvolvendo um trabalho nas áreas de: 

Apicultura – criação de abelhas 

Mudas Nativas para reflorestamento

Mudas

Construção de Barraginhas

barraginha

Perfuração de poços tubulares

Poço

Equipagem de poços com Energia Solar

Energia Solar

Pscicultura

Horta – horta orgânica           

Fruticultura – pomar agroecológico

Aves – criação de galinha caipira                     

Caprinos – criação de caprinos

Organização – organização da comunidade e associação.

Durante o período de existência do CEFAS, foram desenvolvidos e executados plenamente projetos em parceria com Entidades do Exterior e do Brasil, além do trabalho de voluntários.

O Projeto atuar diretamente em 40 comunidades dos 10 municípios de 21 que compõe a Diocese de Oeiras – PI, tendo esta uma população média de 133.650 habitantes. O público atendido por este projeto são agricultores(as) familiares que se beneficiam com os cursos e capacitações promovidos pelo CEFAS, verificando-se após a realização desse trabalho de formação uma melhora significativa nos aspectos de organização e produção, o que se reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Há um impacto muito positivo deste projeto para esta região semiarida.

Mapa da área de atuação do CEFAS2

Galeria

Transparência: confira a prestação de contas detalhadamente deste órgão.

Ver relatórios
Vídeo
© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium