Notícia

23/10/2023 às 18h20

190

Ascom

Oeiras / PI

CEFAS ACOMPANHA CONSTRUÇÃO DE BARRAGINHAS REALIZADA PELA FUNDED
Plantar água no subsolo
CEFAS ACOMPANHA CONSTRUÇÃO DE BARRAGINHAS REALIZADA PELA FUNDED

O CEFAS está acompanhando a construção de barraginhas em comunidades rurais. Essas comunidades fazem parte diretamente do Projeto CEFAS que é financiado pela Misereor para assessoria e acompanhamento a comunidades rurais na Diocese de Oeiras.

Um técnico do CEFAS que acompanha a construção das barraginhas, primeiramente se reúne com a comunidade para falar da importancia da barraginha e como melhor usufruir de dela no aproveitamento da água da chuva para a implantação de suas lavouras.

As barraginhas estão sendo construídas pela Fundação Dom Edilberto de Dinkelborg (FUNDED), utilizando recurso próprio, que cede a máquina com operador e combustível para construção das mesmas.

Nessa quarta-feira (18) foi iniciada a construção de barraginhas na comunidade de Ipueiras município de Oeiras. 

O sistema de Barraginhas denominado “plantar água”, permite que pequenas bacias façam a captura de enxurradas e com que as chuvas infiltrem nos terrenos, conservando a água e o solo.  Trata-se de uma tecnologia social de baixo custo que traz diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Uma das finalidades das Barraginhas é refazer o lençol freático contribuindo as atividades dos agricultores. Uma vez plantando suas culturas anuais próximo as Barraginhas, podem assegurar melhor a sua colheita.

FONTE: José Inácio Madeira

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Galeria

Transparência: confira a prestação de contas detalhadamente deste órgão.

Ver relatórios
Vídeo
© Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium